2 de Março de 1799

Fui ao hospital da cidade e o Dr. Parke era o médico que fazia a visita; fui a 3 enfermarias, uma de homens, teria 20 camas cheias, outra de mulheres, teria 15 camas cheias; e outra, do gálico ou enfermidades venéreas. (Nota – Faltou-me ir à enfermaria dos loucos, que é no subterrâneo; vid. dia 1º de Abril.) As salas eram bem arejadas, muito limpo o sobrado e com areia por cima (talvez por ter sido lavado de fresco).
Os estudantes seguiram o professor, que lhes fazia algumas observações, mas não consultavam nada; enfim, os lençóis todos lavados, os doentes todos decentemente compostos e tudo muito arranjado, ainda que muito pequenino; os estudantes que querem assistir à prática precisam obter um bilhete que lhe custa 20 dólares. No primeiro andar, que é quase térreo, estão os homens, no segundo andar estão as mulheres; e a enfermaria das moléstias venéreas está em uma casa separada, do outro lado do pátio; e aí há duas pequenas salas, uma para os homens e outra para as mulheres.

Um acto do Congresso, de março de 1790, regula o modo de naturalizar; diz que é preciso estar dois anos nos Estados Unidos, e, tendo residido por um ano, em alguns dos Estados da União, fazer o protesto, perante um oficial desse Estado que a lei prescreve, de suportar a Constituição dos Estados Unidos; por esse acto seus filhos, que forem menores de 20 anos, ficam também cidadãos dos Estados Unidos (vide dia 4 deste mês).

Etiquetas: