20 de Abril de 1799
Às cinco horas da manhã o mesmo criado da casa nos veio dizer modestamente que eram horas de partir a stage e passamos nela uma ribeira navegável que é ao pé de Brunswich, e que desemboca no Rio Hudson; a ponte era de madeira feita sobre pilares de pedra e com toda a grandeza de que uma ponte de madeira é capaz. A 10 milhas de Brunswich encontramos outra povoação chamada Wood-Bridge; e daí fomos a outra povoação chamada Ebridge-Town, ou Quakers-Town, onde há, também, um ribeiro navegável; finalmente às 8 ½ da manhã chegamos a Elisabeth-Town: um considerável povo, onde há uma considerável igreja de presbiterianos; um mercado, pelo mesmo feitio que o de Filadélfia. Almoçamos, onde paguei ½ dólar ou 50 cêntimos, e mudamos de stage, que foi a mais asseada que encontramos; partimos daí 10 minutos depois das 9, e fomos a Newarch, que dista 6 milhas: uma mais considerável povoação depois dela; passamos um rio que tem uma grande ponte de madeira, tão larga que cabem 4 stages a par, deixando inda dos lados uns corredores, para os peões, que são cercados ou defendidos por balaústre. Esta ponte se abre no meio, com duas portas em forma de alçapão, que abrem para os lados para passarem os barcos, e se fecha depois para passarem por cima as stages. Pouco depois descemos para a margem do Hudson, que nos apresentou um prospecto magnífico: uma ilhota, que tem uma herdade, ficava no meio do rio bem defronte do caminho que a stage fazia; navios que subiam o rio; a terra de Long-Island que fica da outra parte, tudo fazia uma interessante vista. O caminho rodeou um pouco para a esquerda, e a vista que nos apresentou foi da cidade de New York, da outra parte do famoso rio Hudson; deste lugar em que nos achávamos até à margem do rio há uma terra alagadiça, e nós a cruzamos por cima de uma estrada formada de troncos de árvores atravessados e cobertos com a terra, que tiram dos lados, ficando o caminho rodeado ou acompanhado com uma espécie de fosso. Na margem do rio deixei a stage, embarcando-me em uma barca grande, onde paguei 9 cêntimos e passei para o outro lado, desembarcando em New York.
Devo notar que mudamos tantas vezes de stages, os cocheiros (drivers) jamais nos pediram vinho ou outra coisa; os moços das estalagens serviam com decência, e nada desta insolência, atrevimento e pedincharia que tem os nossos arrieiros e moços de estalagens.
Devo notar que mudamos tantas vezes de stages, os cocheiros (drivers) jamais nos pediram vinho ou outra coisa; os moços das estalagens serviam com decência, e nada desta insolência, atrevimento e pedincharia que tem os nossos arrieiros e moços de estalagens.
Etiquetas: Abril de 1799
<< Página inicial