14 de Maio de 1799


Na Igreja de São Paulo, de New York, está o túmulo do General Richard Montgomery que foi morto na batalha de Quebec, na Guerra da Independência, e a inscrição declara que o monumento foi mandado erigir por ordem do Congresso, em honra deste valoroso capitão, etc.

Defronte da casa do Governador, que é um edifício feito para as sessões do Congresso, no tempo em que ele se juntava em New York, há um cercado de grades de ferro de figura oval, que serve de jardim; no centro, está um pilar de pedra sobre o qual esteve uma estátua do rei de Inglaterra, que foi destruída na guerra. Um antigo oficial inglês me disse que os americanos foram os que pegaram fogo a esta cidade de New York, com a intenção de fazer afugentar daqui os soldados ingleses; estes, então, tão enfurecidos por ver que os americanos lhe lançavam o fogo às casas, e que eles ficavam sem aquartelamentos, que quando encontravam algum na rua, com combustíveis, enxofre, etc., que levavam incendiar os lançavam ao fogo, e deste modo queimaram 20 ou 30 americanos. O plano para incendiar a cidade foi pegar fogo às torres das igrejas, que como são de madeira, e os tetos das casas também, foi fácil incendiar toda a cidade, o que se executaria completamente se não fossem os grandes trabalhos dos soldados ingleses em apagar o fogo.

Observei um cavalo em um carro, com uma figura célebre: as mãos e pés muito curtos em proporção do corpo, o pescoço demasiadamente largo ainda que bonito, a anca bem redonda, e me pareceu que devia ser infinitamente forte; disseram-me que esta casta de cavalos vinha do Canadá.

Etiquetas: