3 de Agosto de 1799

Atravessando a barca de passagem para Brooklin, em New York, um dos marinheiros que remava e estava muito bêbado chamou a outro irlandês; este respondeu que sim, era um irlandês, de que se honrava muito, mas que ele era um yankee. Informando-me sobre esta palavra soube que dão por escárnio, ou por graça, ou simples brinco, aos habitantes dos quatro Estados do Norte que formam a chamada Nova Inglaterra; supõem-se que provém de um povo selvagem de que os primeiros colonos ocuparam o terreno e que habitava entre Conecticut e Massachusetts. Bem como aos habitantes da Virgínia dão do mesmo modo o nome de Buckskim, porque os seus antigos eram caçadores e vendiam as peles de veados ou gamos; e que aos brasileiros chamam cariocas dos povos chamados cariocas habitantes do Rio de Janeiro. O Dr. Mittchil se recolheu hoje de ver a cachoeira do Fotohaw, chamado Fotohaw-Fall, que tem 10 pés d’alto, e se lança este rio em Second River, que eu passei, fica perto de Patterson; e a poucas milhas daí há as minas de cobre de Jersey que estão antes de chegar a Newark.

O Mock-Bird é um galante pássaro, que não tem canto fixo, e que por isso se assemelha ao rouxinol, porém, do mesmo modo que o bufo ou bobo de uma comédia se assemelha à primeira dama, ele arremeda, à noite, tudo que tem ouvido de dia; se ouve cantar outros à noite canta como eles. Alguns trabalhadores vieram aos matos trabalhar, o pássaro à noite canta exactamente como eles cantaram. Se eram ingleses ou escoceses vós podereis bem distinguir uma doce cantata; se eram alemães ele repetirá a grosseira gaissa de um suabio, ou de um alsaciano, algumas vezes chora como uma criança, ri como uma menina, enfim, nada é mais divertido que este comediante burlesco, que só representa no verão.

Hoje estive em Ann-Street, em uma igreja de episcopais. (É de notar que hoje é sábado e é à noite.) Assim que entrei, um homem, que talvez era o sacristão, conhecendo-me estrangeiro, me abriu um pese para me sentar e foi o melhor que encontrou, pois tinha os assentos forrados. A igreja, à maneira de todas as americanas, não tem altar; no lugar onde as nossas tem o altar é o púlpito e pela parte debaixo está uma mesa do feitio de um altar onde os padres têm os livros por que lêem, e os padres têm o seu assento entre o pé do púlpito, e esta mesa ficando por consequência com a cara virada para o povo. Por um livro, que encontrei no pese, vi que esta igreja reconhece dois sacramentos: baptismo e eucaristia. O ofício divino consta de umas rezas, e salmos, que repete todo o povo, depois prédica, depois salmos de todo o povo, cantados, e, finalmente, uma pequena oração que faz o padre.

Se em Permantown o General Washington – o flanco esquerdo do exército comandado pelo General Sullivan –, em lugar de perder tempo a meter em batalha, se avançasse sobre o campo inimigo, teria feito aos ingleses a derrota que recebeu; depois, a coluna do corpo de reserva comandada pelo mesmo Washington se divertiu a atacar a casa de pedra do pároco da rua, que tinha dentro alguns soldados que faziam um fogo de mosquetaria; podia o general tomar um dos dois partidos: ou de continuar a marcha pela rua adiante, sem se inquietar com o fogo de mosquetaria, que teria sido muito diminuído, destacando alguns fuzileiros que atirassem às janelas donde vinha o fogo, ou retroceder a marcha para se avançar pela parte de fora das casas, por detrás desta simples e única rua; então, era tomar outra casa defronte de donde podia fazer igual fogo e segurar a retirada no caso de necessidade.

Etiquetas: