4 de Agosto de 1799

Hoje, domingo, estive Trinity-Church. É um bonito edifício, que foi queimado no tempo da guerra, e reedificado depois conservando o mesmo risco antigo. Vê-se bem que o arquitecto tinha em vista fazer um edifício ao gosto gótico, porém, suponho que currente nota urcens exit; pregava o bispo Prevost, que é gordo, e uma formidável cabeleira de anéis, muito empoada, ajudava a fazer-lhe uma figura respeitável. O sermão, à maneira América, era lido por um caderno, mas recitado com alma; as bíblias e livros, que estavam pelos assentos, tinham, ordinariamente na capa, o nome do dono. Esta igreja tinha um órgão excelente. Acabadas as orações e prédica, o povo entrou a sair, e eu, que tinha entrado em um dos peses, que achei com a inscrição – To strangers –, vi que o bispo só tinha batina, se pôs de sobrepeliz como o outro padre, e portanto me deixei ficar para ver o que faziam, e eles se meteram detrás do púlpito, e por consequência não os podia ver; saí para fora e subi a uma tribuna de donde vi que no intervalo que há entre o púlpito e a parede há uma mesa coberta com uma toalha, e aí se juntaram mais dois padres aos dois primeiros e consagraram ou fizeram sacramento como
dizem os teólogos: o pão era cortado em fatias quadradas, e estas subdivididas em pequenos cubos quase do tamanho de dados do gamão, que estando já cortados não estavam totalmente separados. Os quatro padres ajoelharam defronte do altar, um de comungar aos outros, e todos ao povo que tinha restado na igreja, e que se ajoelhou ao redor das grades que cercavam o altar. Um padre dava um destes cubos de pão, que a pessoa pegava com a mão e metia na boca, e outro dava um vaso com o vinho de que a pessoa bebia um golo; comungaram primeiro os homens, depois, as mulheres.

Esta igreja é tão rica que tendo-lhe sido estabelecida pela sua carta uma certa quantia, além da qual não podem adquirir mais estas rendas, tem crescido a ponto de lhe ser preciso vender terra para que não percam a carta.

Um rapaz, ao pé de quem fiquei, me explicou que a comunhão era só em certos dias.

Hoje, chegou um navio de Irlanda com 70 irlandeses – rapazes e raparigas –, estava ancorado em North River; eu o vi passando por Greenwich Str., e havia muita gente a bordo a comprar desta casta de escravos. Eu falo deste costume atrás, dia...

O ano passado vieram dois navios, um com 200, outro com 150, etc.

Chegou à nossa casa um homem de Filadélfia com a sua senhora, que eram conhecidos dos meus hóspedes; o dono de casa, entre outros cumprimentos, a beijou na boca e abraçou depois o marido.

Etiquetas: