7 de Agosto de 1799


Hoje, foi o commencent do Colégio Columbiano ou princípio dos estudos. No pátio do colégio se formou uma procissão com os professores, estudantes, pessoas que acompanhavam, e um bando de música procederam para a igreja de S. Paulo onde se achava grande número de pessoas convidadas, homens e mulheres, que se sentaram pelos pens. Ao pé do púlpito da igreja estava um anfiteatro, onde estavam sentados os professores, com as costas para a cadeira ou púlpito, onde estava sentado o Presidente do Colégio, que é um professor de Teologia, Mr. Jonston; os outros professores eram quatro, três vestidos com togas pretas, que são como as togas dos nossos desembargadores, mas sobre as casacas e não sobre as túnicas; os estudantes tinham as mesmas togas e alguns as traziam sobre a véstia de ganga, inda que todos os oradores estavam vestidos de preto; sentados os estudantes sobre os pens, e os professores em cima, que eram quatro, o Dr. Mittchel, professor de Química, o Dr. ..., de línguas orientais, o Dr. Kemp, professor de Filosofia Natural (o que estava de toga vermelha), e o Dr. ..., professor de....; subiu um estudante ao anfiteatro, e depois de várias continências deu as costas aos professores e recitou uma linda oração em latim sobre a utilidade da literatura, e quando acabou foi aplaudido pela orquestra; subiu, depois, outro, que orou sobre o governo, em inglês; e depois mais seis, cada um falava 15 minutos, e cada um sobre diversos objetos: sobre biografia, sobre a história, etc., e um sobre o belo sexo; esta plesanteria não me agradou no meio de um ato tão sério, inda que o objeto foi provar que as mulheres faziam a felicidade e o prazer dos homens, que os homens as tiranizavam porque exigiam delas virtudes que eles não eram capazes de praticar, que elas recebiam sempre uma educação muito tervial, mas que, apesar disso, elas estavam encarregadas de grandes encargos, tal era a educação dos filhos. No meio de todos estes
aplausos, ele pediu licença para apontar um vício que elas tinham no meio de tantas virtudes, e era que não eram essas condescendentes com os rapazes, etc.; tudo isto fez que a imensidade de senhoras, que atendiam, prestavam uma grande atenção, e eu, que lhe reparava nas
caras, lhe divulgava um sorriso de prazer; depois, o orador foi aplaudido por batedelas de palmas que estavam expressamente proibidas no papel impresso, que se espalhou com o detalhe da função. Não é de admirar que aqui se lembrassem das senhoras, porque em todos os jantares públicos se faz um toast ao fair sex do seu país, entre os tostes mais sérios. O último orador falou sobre o patriotismo. A função se adjournou para de tarde, e às 3½ continuaram outros oito oradores, intermisturados com música; no fim, todos os oradores receberam o grau de bacharel.

Hoje, à noite, uma rapariga, que alojava na minha casa, se quis mudar, e tentando levar o seu baú foi atacada pelo senhorio da casa, que a obrigou a retroceder porque os donos da casa lhe não tinham pago a quartel do aluguer. Eu perguntei o que seria dos meus trastes, pois que eu era também um hóspede; disseram-me que também estavam sujeitos a serem apreendidos pelas leis do país; é bem se supor que eu não me fui deitar muito satisfeito, principalmente porque eu tinha comigo um piano, que tinha alugado, e que eu devia entregar, e via o tal piano em termo de ser vendido pelo al...

Etiquetas: