14 de Dezembro de 1799

Mr. Barry, um negociante de Baltimore com quem falei hoje à noite, em casa do ministro de Espanha, me disse que North Carolina é o Estado da América que tem uma natural ligação com Portugal, porque os produtos são: boas aduelas e muito trigo, o que nós necessitamos; disse-me que o vinho do Porto tem decaído muito porque tem vindo para aqui muito vinho da Figura com o nome de Porto, e sendo-lhe inferior tem feito perder o crédito ao verdadeiro Porto e dado saída aos vinhos franceses; para prova disto me alegou que tinha 20 pipas há 4 anos que não podia vender. Eu acho mais uma razão, e é que seus apaixonados recomendam sempre os vinhos de França, eu tenho sempre visto em casa do ministro de Espanha louvar o vinho de França e dizer que estão em moda em Inglaterra; os pobres vinhos de Portugal não tem ninguém que lhe faça isto.

Etiquetas: