11 de Dezembro de 1798
Nos fizemos a vela para cima, passando por Reedy-Island e, entre esta e a terra, estavam ancorados perto de 50 navios, à espera de vento para sair. Chegamos a New Castle, onde estavam para sair, para cruzar, uma fragata e uma chalupa de guerra americanos. Eu fui a terra com o Capitão que se ia prover de mantimento.
New Castle é o lugar onde se tentou pela primeira vez edificar Filadélfia, que dista daqui 35 milhas – há 60 anos que isto foi. (Nota à margem – Foi primeiro edificado por suecos, em 1627, com o nome de Stockolmo; depois, tomado pelos holandeses e chamado New-Amsterdam, depois, pelos ingleses que lhe deram o presente nome; e a mãe do meu capitão se lembra de que ao depois desta época se foi edificar Filadélfia por ser aí o porto melhor.) New Castle tem 50 – Moore diz 60 – casas feitas de tijolo; tem muitos armazéns de mantimentos e grande parte dos navios se vêm aqui prover do que lhe é mister para comida e fazer aguada no mesmo Delaware.
A primeira casa em que entrei foi uma estalagem muito bem provida e asseada; na bandeira de tábua que tinha sobre a porta estavam pintados um compasso e um esquadro, indicando ser isto casa de maçom ou para eles; vi, em uma grande sala desta casa, uma comprida mesa, e sobre ela muitos copos e garrafas, e algumas pessoas sentadas; supus ser um toaste; saí desta casa e fui ao açougue onde havia algum gado para matar, mas muito magro à vista, inda que a carne era gordíssima como toda em Filadélfia, e aí o capitão comprou carne; depois, fomos a uma padaria excelente. A névoa que tinha caldo e enchia as ruas era perfeitamente semelhante ao caramelo doce que se vende em Lisboa, de modo que, quando se pisa, se esmaga e faz na rua considerável altura; o gelo, porém, se assemelha ao vidro, e tão liso que faz escorregar, e eu caí sobre um pouco, que cobria os tijolos, que formavam uma pequena calçada defronte de uma casa por onde passei.
Aqui, vi pela primeira vez os leads ou carroças sem rodas, que se arrastam por cima do gelo por cavalos: 2 ou mais; e usam neste tempo deles porque as carruagens são sujeitas a tombarem-se no gelo.
Este lugar é freqüentado pelos passageiros que vão de Filadélfia para Baltimore vindo até aqui, ou por terra, em carruagens de posta a que chamam Land-stages; paga-se 4 dólares até Filadélfia, e se faz este caminho em 12 horas, ou por mar, em barcos de carreira, a que chamam boats-stage ou Water-stage, e se paga 1 dólar até Filadélfia, e tem dentro muitas comodidades, porque são de cobertas, e neles se vende toda a sorte de licores, pão, fruta, etc.; vi mais: um homem na rua tocando uma campainha com um papel na mão como se faz em Portugal para os enterros, e era um homem que apregoava por este modo a venda de uma chalupa – é o costume em Filadélfia –, o papel continha o preço (17tl), o lugar onde ela estava, etc. Vi também, aqui, a casa do correio com seu letreiro – Post Office – e, pelas paredes, muitos editais impressos para coisa de bagatela, porque, aqui, como a imprensa é livre, tudo se imprime para maior comodidade.
New Castle é o lugar onde se tentou pela primeira vez edificar Filadélfia, que dista daqui 35 milhas – há 60 anos que isto foi. (Nota à margem – Foi primeiro edificado por suecos, em 1627, com o nome de Stockolmo; depois, tomado pelos holandeses e chamado New-Amsterdam, depois, pelos ingleses que lhe deram o presente nome; e a mãe do meu capitão se lembra de que ao depois desta época se foi edificar Filadélfia por ser aí o porto melhor.) New Castle tem 50 – Moore diz 60 – casas feitas de tijolo; tem muitos armazéns de mantimentos e grande parte dos navios se vêm aqui prover do que lhe é mister para comida e fazer aguada no mesmo Delaware.
A primeira casa em que entrei foi uma estalagem muito bem provida e asseada; na bandeira de tábua que tinha sobre a porta estavam pintados um compasso e um esquadro, indicando ser isto casa de maçom ou para eles; vi, em uma grande sala desta casa, uma comprida mesa, e sobre ela muitos copos e garrafas, e algumas pessoas sentadas; supus ser um toaste; saí desta casa e fui ao açougue onde havia algum gado para matar, mas muito magro à vista, inda que a carne era gordíssima como toda em Filadélfia, e aí o capitão comprou carne; depois, fomos a uma padaria excelente. A névoa que tinha caldo e enchia as ruas era perfeitamente semelhante ao caramelo doce que se vende em Lisboa, de modo que, quando se pisa, se esmaga e faz na rua considerável altura; o gelo, porém, se assemelha ao vidro, e tão liso que faz escorregar, e eu caí sobre um pouco, que cobria os tijolos, que formavam uma pequena calçada defronte de uma casa por onde passei.
Aqui, vi pela primeira vez os leads ou carroças sem rodas, que se arrastam por cima do gelo por cavalos: 2 ou mais; e usam neste tempo deles porque as carruagens são sujeitas a tombarem-se no gelo.
Este lugar é freqüentado pelos passageiros que vão de Filadélfia para Baltimore vindo até aqui, ou por terra, em carruagens de posta a que chamam Land-stages; paga-se 4 dólares até Filadélfia, e se faz este caminho em 12 horas, ou por mar, em barcos de carreira, a que chamam boats-stage ou Water-stage, e se paga 1 dólar até Filadélfia, e tem dentro muitas comodidades, porque são de cobertas, e neles se vende toda a sorte de licores, pão, fruta, etc.; vi mais: um homem na rua tocando uma campainha com um papel na mão como se faz em Portugal para os enterros, e era um homem que apregoava por este modo a venda de uma chalupa – é o costume em Filadélfia –, o papel continha o preço (17tl), o lugar onde ela estava, etc. Vi também, aqui, a casa do correio com seu letreiro – Post Office – e, pelas paredes, muitos editais impressos para coisa de bagatela, porque, aqui, como a imprensa é livre, tudo se imprime para maior comodidade.
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