14 de Setembro de 1799

Esta manhã, fui a Charlestown. Mr. e Senhora Donough me fez tais pesquisas sobre Coimbra que suponho quer mandar o filho para lá. Em Massachusetts cultivam, muitos lavradores, tabaco para o seu próprio uso; semeiam a Nicotina Tabacum (que vi dia 8) em bom estrumado terreno; quando começa a florescer cortam-lhe as espigas, a que chamam pick up the tops, e mesmo lhe tiram algumas folhas das mais chegadas ao chão, depois (por este tempo, uns e outros, na queda do ano) colhem as flores e põem nos barris a secar; estes barris são abertos, de modo que parte do dia recebem sol, e sempre ar. Um lavrador, que me deu esta instrução, me disse que se podiam colher as folhas em qualquer tempo antes das neves. Depois de seco o enrolam sem outro algum benefício.
Os pinhos de Weimouth são o mesmo que White Pine. Na aldeia deste nome não há pinho algum, e este nome se originou em Inglaterra do lorde Weimouth, mas os ingleses chamam a este pinho New-Inglarpine. Aqui usam fazer uma certa espécie de carrinhos de molas com as molas de um pau chamado ash (Sorbus-Americana). (Vide a pintura no caderno de observações nº 5, nota D.)
Hoje, jantei em casa de Mr. Me. Denough onde havia uma pequena companhia; estive lá até à noite.

Etiquetas: