7 de Setembro de 1799

Esta manhã, tendo pago a casa onde parei ontem, jantei, dormi e almocei, hoje, 1 dólar por mim, e ¾ pelo criado. Partimos em um bote para Providência, que era do mesmo feitio que o outro de New York, e havia uma quantidade de negras e negros passageiros. Um dos negros (que eram todos asseadíssimos) puxou pela sua rabeca e começou a tocar; isto estimulou um rapazote que dançou uma giga na câmara, e a poucos passos o capitão, que seria um homem de 40 anos; começou a dançar, com ele, um velho de mais de 50 anos, numa palavra: a rabeca do negro pôs toda a câmara em movimento. Nós tínhamos largado de New-Port às 9 ½ e às 11 ½ estávamos defronte de Bristol, metade do caminho. As ilhas que encontrava não se faziam notáveis senão pelos nomes (vide dia ontem). Às 2 horas tínhamos chegado ao cais de Providência, gastando com vento fraco 4 ½ horas nestas 30 milhas rio acima.

É Providência situada na margem de um pequeno rio navegável por grandes vasos até à vila, e aí há uma ponte, e da outra parte do rio está quase a metade da vila. A ponte está em direitura de uma rua que corresponde com outra do outro lado, fazendo um lindo prospecto. O todo tem mais de 800 casas, a maior parte de pau, inda que muitas de tijolo, porém, mesmo as que são de pau são elegantíssimas, e belamente ornadas.
Terá 4.500 habitantes. Os edifícios públicos que observei foram o colégio, que é chamado Rhode-Island College, um edifício de tijolo, pequeno, e que não contém alguma coisa de notável; uma bela igreja dos baptistas, de pau, porém grande e talvez o melhor templo que tenho visto na América; uma outra com duas torres, de presbiterianos, a Town House ou Casa da Cidade – é menor que a de New-Port. Havia muitos navios nos cais, e a terra me pareceu em actividade, e muitos edifícios novos; 3 navios em estaleiros; uma boa manufactura de panos, várias destilarias. A casa do café, ou exchange, é bonita e perto da ponte; defronte está o mercado, que é aberto de todos os lados, mas por cima tem dois andares muito extensos, pois que tomam todo o comprimento do mercado 200 pés. No primeiro andar há várias repartições públicas. Companhia de Seguro, Distribuição de Terras, etc., e segundo o último é uma loge de pedreiros-livres, que tem as suas armas ou insígnias em ambas as extremidades do edifício. As mulheres são belas. Paguei no Paquete 3/4 de dólares por mim, e por alguma coisa que comi, 1/4. Fui hospedado em uma bela casa; tinha havido há poucos dias o Commencement, e havia inda muita gente da que concorre a esta quase festividade pública.

Etiquetas: