17 de Setembro de 1799

Fui ver a Alms House, que é um muito mau edifício ao pé do Mall; gente velha é que habitava principalmente esta casa: teria 100 pessoas.
A casa é indigna, o tratamento sofrível, mas a tranqüilidade perfeita. Entre os doidos havia uma mulher que gritava continuamente que temia ir para o inferno, para onde supunha ir indefectivelmente. Falei hoje com um lavrador de Georgetown em S. Carolina que me disse que a plantação do tabaco lá era diferente da que usam aqui, porque no sul não se lhe cortam os topes, mas muitas folhas, de modo que as outras ficam grossas e densas, talvez por esta razão; disse-me o mesmo, a respeito do arroz, que o costumavam aguar com diques, que fazem nos rios onde a maré opera, mas que provam a água para saber se tem sal, porque a menor quantidade de água salgada mataria o arroz; disse-me, havia diversas qualidades de engenhos para o descascar, que todos foram inventados 20 anos a esta parte, pois antes os não havia, e que cada vez se melhoram mais e aperfeiçoam. O algodão é uma muito proveitosa cultura porque um rapaz é tão serviçal como um homem, o que não acontece no tráfico do arroz, anil, etc. O Coronel Wade Hamton espera fazer este ano 18.000 th. esterlinas em algodão das suas plantações. Tem-se feito muitas experiências a respeito do cânamo que dão todas as esperanças, e naquele mesmo lugar há um Mr. Dupris (se bem me lembro), que está ocupado em publicar tudo quanto é preciso (sic) saber- se pelos lavradores para o melhoramento da agricultura do país.

Etiquetas: