21 de Novembro de 1799

A pesca das baleias é feita principalmente pelos Estados de Nova Inglaterra, e regra comum é esta: o mercante prepara à sua custa o vaso, com todo o necessário de ferramentas e aparato da pesca, mantimentos, etc.; quando o navio volta, metade dos lucros pertencem ao mercante, a outra metade é dividida em porções das quais pertencem, tantas ao capitão, tantas ao piloto e tantas aos marinheiros, e isto segundo os ajustes.

Hoje, recebi dois ofícios do Sr. D. Rodrigo, um de 22 de maio de 1799, que servia para acompanhar as cartas de recomendação que o Cônsul Geral dos Estados Unidos em Lisboa deu em meu favor para diversas pessoas aqui, a petitório do Sr. Luís Pinto; outro ofício é de 30 de maio de 1799, e serve de me dizer que tem recebido as minhas cartas e dar-me novas ordens.

Veio me falar Antônio Joaquim da Silva, que me mostrou documentos com que me provou ter saído de Lisboa num paquete, digo, bergantim do rei, que ia de correio marítimo para Pernambuco; foi conduzido a Surinam, e depois de muitas voltas veio parar a Filadélfia, e mais um dos marinheiros que tinha por seu criado (José Ribeiro), este, vendo-se sem dinheiro, nem podendo subsistir, se foi meter a bordo de um vaso de guerra americano..., onde já prestou juramento de fidelidade aos Estados Unidos e se ajustou por um ano, recebeu dois meses de soldo com que pagou a estalagem por si e por seu amo e foi-se. António Joaquim procura passagem para Portugal, ou Londres, mas não acha quem lhe dê.

Fui informado que o ano passado as manufaturas de seda e algodão, de toda a casta, foram muito desvantajosas na Inglaterra devido isto à carestia do material em bruto.
Segundo as experiências de um americano, Mr. Bartram, os bichos de seda nativos da América, ou selvagens, como lhe chamam, têm qualidades superiores aos ………… europeus, porque: 1º, chocam os ovos mais cedo; 2º, não sofrem tão violentas moléstias como são as
periódicas, que os outros sofrem por três vezes, e em que morre uma grande quantidade deles; 3º, não são afetados pelos trovões, raios e tempestades; os mansos padecem infinito com os fenômenos elétricos que acontecem na atmosfera; 4º, os casulos pesam 4 vezes mais que os casulos dos bichos mansos, o que dá a entender que produzirá maior quantidade de seda. De tudo isto resulta que se deve animar a cultura dos bichos da seda no Brasil.

Etiquetas: